sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vigésimo sétimo dia

Depois de um repeteco do café da manhã de ontem: deliciosa baguete parisiense, manteiguinha, queijo e café com leite comprados pela mamãe, a lista de visitas de hoje era ainda um pouco mais ousada para se fazer a pé do que a de ontem. Haaaaja disposição.

Começamos com uma boa caminhada até o Museu do Louvre. No caminho, belíssimos prédios, igrejas, monumentos... enfim, sabe aquele papo de museu a céu aberto? Isto mesmo. Quando chegamos lá pudemos ter uma idéia do quão bonito é o lugar. O espaço que abriga o museu era originalmente um castelo medieval e começou a ser usado como museu em 1608, somente se tornando o que é hoje em 1793. Mas o mais legal é que hoje é terça-feira e o museu fica fechado às terças-feiras. Ahahaha... legal, né? Bem, paciência. Só nos resta ir adiante e voltar num outro dia.

Alguma coisa linda que não
soubemos o que era.

Uma outra coisa linda... ahahahaha...

Mais uma coisa linda, mas esta eu sei bem
o que é: o rio Sena e a Lelê.

O belíssimo pátio do Museu do Louvre
com suas pirâmides.


A caminhada do Museu do Louvre ao Arco do Triunfo passa por todos os demais lugares que planejamos pra hoje. E é uma bela caminhada. Ufa ufa!

Saindo do Louvre, passamos pela Place du Carrousel, que é onde tem um belíssimo monumento, parecido com o Arco do Triunfo, erguido em homenagem a umas das batalhas vencidas por Napoleão Bonaparte. É muito bonito.

Depois passamos por um belíssimo e extenso jardim chamado Jardin des Tuileries. Lá aconteceu um fato bem inusitado: estávamos andando por um dos lados do jardim qdo do nada surgiu um homem ao nosso lado. O cara abaixou e pegou alguma coisa no chão e veio meio que me mostrar. Era uma aliança aparentemente de ouro e bastante grossa. Ele parecia perguntar se era minha e eu neguei. Eu falei (em francês) que não falava francês e ele começou a arranhar um inglês horrível. Ele dizia que não tinha mulher pra dar o anel e que eu devia ficar com ele. Eu neguei e ele insistiu muito. Eu peguei e agradeci. Ele aparentemente saiu de lado e logo voltou me pedindo dinheiro pra comer. Obviamente eu neguei, devolvi o anel e o mandei vendê-lo pra ter o dinheiro que queria. Tava na cara que era a tentativa de um golpe. Dias depois vimos vários malucos esquisitos como este tentando a mesma coisa com outras pessoas. Ele só não sabia que éramos brasileiros. Ahahaha...

Saindo deste jardim passamos pela Praça da Concórdia. Foi ali que Maria Antonieta e Luiz XVI foram guilhotinados. Hoje existe um obelisco gigante em homenagem a estes atos.

A Praça da Concórdia. Ao fundo, o Arco do Triunfo.


A Champs-Élysées é a avenida que liga a Praça da Concórdia ao Arco do Triunfo. É uma avenida beeeeem extensa e linda. Sem contar o glamour. Nela, entre centenas de lojas chiques, tem um prédio inteirinho da Lois Vuitton – um espetáculo de bonito. Além disso, lá tem muuuuitas árvores, o que dá um toque bem especial.

No final, pra gente, como se fosse um prêmio pelos milhares de quilômetros caminhados, o maravilhoso Arco do Triunfo. Outro belíssimo monumento em Paris que dispensa comentários.

O belíssimo Arco do Triunfo.

Fim de linha pra elas - exaustas.

Um belo prêmio pra quem andou tanto.

Um comentário:

  1. Ai ai ai, adorei ler, me deu umas saudades...O que mais me deu inveja foi ver o André de patins...Bem parisiense! Como as bicicletas, que a gente vê aos montes. Vocês não vão experimentar andar de bicicleta pelas ruas de Paris?...
    Beijos, Angela

    ResponderExcluir