quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Decimo sexto dia

Podemos considerar que este é o nosso primeiro dia de França. Conforme a programação feita pelos nossos anfitriões, demos um pequeno passeio pela belíssima Bandol pela manhã e, à tarde, um passeio de carro por uma cidade chamada Cassis, que fica a uma meia hora de Bandol.

Não precisamos mais do que uma hora pra conhecer Bandol. Cidadezinha de praia, tudo funciona muito bem, mas no verão – nas outras estações poucas coisas ficam abertas. De dia faz um belo sol, mas a noite faz uma friaca bem considerável pros padrões cariocas.

Lelê em Bandol

Dedé em uma das praias de Bandol.
Linda!


Depois do almoço fomos, de carro, conhecer Cassis. Tem um dito popular por aqui que diz que se vc for a Paris e não for a Cassis, é como se não tivesse visto a França (dito em francês, tem uma rima). Apesar de Cassis ser bastante bela, o dito é exagerado.

De cara, Cassis tem uma falésia gigantesca, que quando vista pelo mar impressiona. Chegando lá, fizemos um passeio de barco aos Calanques de Cassis. Pra quem não sabe (eu não sabia), os Calanques são cânions de pedra abertos no continente pela erosão do mar. O visual é fantástico. Pra quem curte escaladas, o lugar é parada obrigatória, com paredões que chegam a 250 metros de altura. Durante o passeio vimos muitas pessoas escalando as pedras. É bem bacana.

Dedé no porto de Cassis

D. Leda e nossa anfitriã Claire em Cassis

O farol de Cassis e, ao fundo,
a grande falésia

Uma das praias que se formaram
no meio de um dos Calanques de Cassis


Saindo de Cassis, pegamos uma estrada que vai até a cidade vizinha (La Ciotat) pelo alto da falésia. Mal passam dois carros pela estrada, mas o visual vale muuuuito a pena. Vc tem vontade de parar de cem em cem metros pra tirar uma foto (foi quase o que fizemos). É um passeio fantástico!

Lelê e mamãe no alto da grande falésia.
Ao fundo, o porto de Cassis.

Lelê no alto da grande falésia.
É tão alto que dá medo de ficar em pé.


Chegamos em casa já a noite. E, já mortos de cansados, não sobrou nenhuma disposição pra fazer mais alguma coisa. Jantamos e dormimos.

Um comentário:

  1. Show de bola....
    Tô aconpanhando p/ dpois fazer meu roteiro !!!
    bjs nos dois.
    Luiz Povoas

    ResponderExcluir